Torta de limão com merengue suíço

A receita da vez, uma charmosa torta de limão com merengue suíço, é adaptação de uma receita da diva Rita Lobo, que você pode conferir aqui. Eu fiz a receita original e, depois de um tempo, fui mudando algumas coisinhas, então acabou se tornando uma mistura de várias receitas.

Além disso, costumo fazer uma torta menor, para uma forma de 14 cm, então a quantidade dos ingredientes também mudou um pouco.

Confesso que é uma receita meio trabalhosa, pois são várias etapas. Não é uma torta do dia a dia, mas garanto que fará sucesso em uma ocasião especial. Tenho certeza que o jantar com os amigos, festas em família e até aquele momento a dois será ainda mais doce com esta torta de limão e merengue.

Vamos lá?

INGREDIENTES:

Massa:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 50 g de manteiga gelada em cubos
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 ovo pequeno

Recheio:

  • 3 gemas
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 75 ml de caldo de limão
  • 100 ml de água
  • 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho
  • 50 g de manteiga gelada em cubos

Merengue

  • 60 g de claras (cerca de duas claras)
  • 120 g açúcar
  • gotinhas de limão ou extrato de baunilha

COMO FAZER:

A MASSA

Inicialmente, em uma tigela média, misture a manteiga, a farinha de trigo e o açúcar, até que se forme uma espécie de farofa, como uma areia grossa. Em seguida, acrescente o ovo levemente batido, misturando de modo bem rápido com as mãos, até que seja possível formar uma bola com a massa.

Feito isso, coloque a massa em um saquinho ou enrole em plástico filme, achatando-a levemente. Leve a massa à geladeira, onde ela deve ficar por uma hora.

CREME

Enquanto a massa está na geladeira, é hora de preparar o recheio da torta. Para isso, em uma tigela, misture as gemas e o açúcar, até que se torne um creme meio esbranquiçado. Em seguida, junte a este creme o caldo do limão.

Em uma outra tigela, dissolva o amido de milho na água e, quando já estiver bem homogêneo, misture no creme de gemas.

Então, transfira o creme para uma panela e leve ao fogo, mexendo bem até engrossar. Quando isso acontecer, desligue o fogo, misture a manteiga e bata bem com um fuê. Então, coloque o creme em uma tigela e cubra com plástico filme (que deve encostar no creme para evitar que se forme película na superfície). Quando o creme estiver mais morno, pode colocar na geladeira.

MERENGUE

O merengue desta torta de limão não será assado, então o ideal é que seja usado o merengue suíço ou o italiano, já que ambos são cozidos. Particularmente, acho o merengue suíço mais fácil de fazer e mais estável depois de pronto, então prefiro usar ele.

Para fazer, é só misturar as claras e o açúcar em uma tigela ou panelinha e aquecer em banho maria até que os grãos de açúcar dissolvam completamente (quando atingir a temperatura de mais ou menos 50 graus). Para evitar que as claras cozinhem (a ideia é apenas pasteurizar), é importante mexer durante todo o processo.

Quando as claras estiverem na temperatura certa, despeje na tigela da batedeira e bata em velocidade alta por uns 10 minutos ou até que o merengue fique bem firme, formando picos. Caso queira saborizar, pode adicionar limão ou baunilha enquanto bate as claras.

FINALIZAÇÃO

Retire a massa da geladeira e, sem tirar do saquinho, abra-a sobre uma bancada. Como é uma massa mais quebradiça, é normal que esfarele um pouco ou que rache nas bordas. Se isso ocorrer é só ir amassando com as mãos e juntando a massa novamente.

Tente abrir a massa de modo circular, de forma de ela consiga cobrir a base e as laterais da assadeira. Quanto mais certinha a massa ficar, mais fácil será forrar a forma.

Assim que atingir o tamanho desejado, retire um dos lados do plástico e tente colocar a massa sobre a forma, mantendo o plástico do lado de cima da massa.

Então, vá ajeitando a massa até cobrir toda a forma e retire o plástico. Se quiser deixar com uma carinha mais glamorosa, faça alguns recortes com uma colher, deixando ela como se fosse uma coroa.

Em seguida, acenda o forno em temperatura média e, enquanto ele aquece, volte a massa para a geladeira para firmar um pouco.

Quando o forno já estiver quente, retire a massa da geladeira, faça alguns furos nela com o garfo e, se quiser garantir que ela não infle, forre com papel manteiga e coloque alguns feijões sobre a massa, só para fazer peso. Sim, feijões.

Então, coloque a massa para assar por uns 10 minutos. Retire do forno, tire o papel manteiga e os feijões e volte a massa para terminar de assar. Ela estará pronta quando ficar levemente dourada.

Deixe a massa esfriar um pouco e retire da forma. Coloque-a sobre a louça que usará para servir e comece a montagem. Primeiramente, coloque dentro da massa o creme de limão. Em seguida vá adicionando o merengue, em colheradas bem generosas, deixando que se formem picos não uniformes.

Para dar um toque ainda mais especial, pode queimar o merengue com a ajuda de um maçarico. Além de deixar a torta mais bonita, isso acrescenta sabor e textura à cobertura. Se não quiser, pode servir a torta com o merengue branquinho que também fica uma delícia.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Sam disse:

    A torta mais lindaa da vida!! E finalizada à mesa, que emoção!! ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *