A adorável Ottawa

Toda vez que vamos desenhar um roteiro ficamos nessa enrascada que é escolher os locais para visitar. Bem por isso, devo confessar que Ottawa entrou e saiu do nosso planejamento algumas vezes.

Se é um país maior, como é o caso do Canadá, a missão se torna quase impossível. Vivo o conflito de querer ver tudo, mas ainda assim ter tempo para explorar as cidades. A vida do viajante tem dessas coisas…

O fato é que, depois de muito pensar, resolvemos fazer uma paradinha estendida em Ottawa durante nossa vigem pelo Canadá. O tempo seria curto, então já sabíamos que não dava para colocar muita coisa na programação.  Ainda assim, estou certa de que valeu a pena. Se há uma palavra que serve como uma luva a Ottawa é adorável.

Nós saímos de Toronto de trem e em algumas horas estávamos chegando na estação de Ottawa. Os trens no Canadá são muito pontuais e organizados, então a viagem foi muito tranquila e confortável.

A estação de trem de Ottawa é um pouco afastada do centro da cidade. No entanto, isso não foi um problema, pois há uma estação de metrô bem ao lado, que pode ser acessada por uma caminhada de poucos metros.

Para tornar ainda mais cômoda a situação, a linha do metrô passava bem em frente ao hotel que havíamos reservado. Ainda bem, pois estava um dia chuvoso e sair carregando as malas por um longo percurso seria desastroso.

Saindo do metrô, atravessamos a rua e já chegamos ao hotel. O hotel da vez foi o simpático Homewood Suites by Hilton Ottawa Downtown, muito limpo, organizado e com quartos bastante confortáveis. Além disso, era equipado com uma cozinha compacta bastante funcional.

Deixamos as bagagens no quarto e rapidamente já saímos. De metrô, fomos até o CF Rideau Centre, um centro comercial interligado às estações, que fica bem perto do centro de Ottawa. Lá, almoçamos na praça de alimentação e passeamos um pouco.

Seguindo nossa agenda de passeios, bem apertada porque ficaríamos apenas uma noite na cidade, fomos andando até o Byward Market, onde fizemos uma parada estratégica na famosa BeaverTails, que vende uma iguaria típica da região. Basicamente uma massa frita com uma infinidade de opções de cobertura. Nós pedimos a básica, com canela e açúcar. Eu amei!

Depois da comilança, continuamos nossos passeios pela cidade. Fomos caminhando até a Notre Dame de Ottawa e, em seguida, demos uma passada pela Galeria de Arte do Canadá. Não entramos, mas foi impossível não dar uma paradinha na enorme escultura que está à frente do prédio: uma aranha gigante, do artista Louise Bourgeois, que tem mais 9 m de altura.

Encerrado o momento “foto com escultura”, fomos voltando para a estação de metrô, passando por uma série de ruas encantadoras. Ah, como amo as descobertas aleatórias durante nossas caminhadas. Cada lugar era mais aconchegante que o outro.

Voltamos para o centro comercial e andamos por um mercado muito simpático chamado Farm Boy, que, para mim, é uma atração por si só. Ele me lembrou bastante o Whole Foods, pois tem muitos produtos de marca própria e uma pegada mais saudável. Eu fico descontrolada em supermercados assim, então dá para imaginar a alegria da pessoa.

Tamanha foi a empolgação que resolvemos comprar algumas coisas para preparar nosso jantar no quarto do hotel. Estava há dias sem cozinhar e confesso que estava com muita vontade de preparar alguma coisa, ainda mais com ingredientes diferentes.

A chuva continuou noite adentro, mas estávamos abastecidos de bebidas e comidas, então isso não foi um problema. Modéstia à parte, o jantar ficou muito bom, com direito a cogumelos frescos, que é um luxo para quem mora no norte do Brasil.

No outro dia, acordamos cedo, tomamos um excelente café da manhã no hotel e saímos para passear. A chuva ainda estava caindo, mas isso não nos impediu. Munidos de sombrinhas e muita disposição, fomos em busca de conhecer a área da Colina do Parlamento.

O lugar é realmente muito bonito, mesmo com chuva e tempo cinza. Na colina existem três prédios em estilo gótico, merecendo destaque a Torre da Paz, construída em homenagem aos canadenses mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Em dias ensolarados, vale a pena subir para ver a cidade do alto, mas, na chuva, isso não nos pareceu uma boa opção.

Saindo da área do Parlamento, fomos caminhando por alguns metros até chegar às imediações do Canal Rideau, uma área muito bonita. Havia algumas obras de restauração na região, mas nem isso tirou a graciosidade do canal, que tem uma extensão de mais 200 km, e passa por diversas cidades da região.

Ali, tivemos ainda uma vista (dentro dos limites que o tempo permitia) da cidade de Gatineau, já na província do Quebec, e da bela Alexandra Bridge, que liga as duas cidades.

Ottawa se mostrou tão encantadora que me arrependi de não ter ficado mais tempo. O fato é que fiquei com muita vontade de voltar, principalmente em outra estação, pois a cidade parece ser ainda mais linda no verão. Não faltará oportunidade e é quase certo que Ottawa vai aparecer por aqui novamente no futuro.