Lomo saltado

A receita de hoje tem gostinho de viagem. E não é de uma viagem qualquer, estamos falando do Perú, um capítulo icônico das aventuras deste blog. A viagem que despertou em mim uma miscelânea de sentimentos, até hoje meio embaralhados.

Pode até parecer ironia do destino, mas esta receita cruzou meu caminho muito antes dos planos quanto ao Perú. Estávamos no Chile, em um shopping chamado Parque Arauco, quando um restaurante chamado Tanta me chamou atenção: o terraço e o letreiro colorido já me ganharam de cara. Quando fui escolher a refeição, acabei me interessando muito pelo lomo saltado, descrito no cardápio como El plato más popular de Tanta. Trozos de filete al wok, com cebollas, tomate, ají, papas amarillas fritas y arroz con choclo.

Não sabia muito bem o que esperar, muito menos o que era um ají, mas decidi pedir assim mesmo. Não demorou muito e o prato chegou. Até hoje me lembro de como fiquei intrigada com os temperos, tão diferentes do que eu estava habituada. Com a curiosidade de sempre, fui pesquisar sobre o prato, sobre o restaurante e sobre Gastón Acúrio, ícone da culinária peruana e dono de diversos restaurantes, inclusive o Tanta.

Meu desejo de ir ao Perú foi profundamente potencializado por esse momento. Eu precisava provar outros pratos e conhecer mais a fundo essa coisa meio mística que é a culinária Peruana.

Quando, enfim, fomos ao Perú, experimentei lomo saltado com todas as variações possíveis. Aliás, de lomo a ceviche, nada foi insignificante por lá. Fiquei tão encantada, que na mala de volta, além do livro de receitas do Gaston, vieram temperos e sementes, em especial do Ají, a pimenta de sabor inigualável que dá o tom do lomo saltado.

Infelizmente, não tive muito sucesso nas primeiras tentativas de plantio. Mas, como desistir não é pra mim, consegui comprar sementes em uma loja especializada e eis que, alguns anos depois, estamos com nossos pés de ají produzindo, a todo vapor.

Portanto, não poderia deixar de comemorar essa vitória sem a receita que deu início a essa saga. Com vocês, o lomo saltado.

INGREDIENTES:

  • 400 g de filé
  • 1 cebola roxa
  • 1 cebola branca
  • 2 tomates
  • 1 dente de alho
  • 1 ají
  • 4 colheres de óleo de soja
  • 2 colheres de chá de vinagre
  • 3 colheres de sopa de shoyo
  • sal
  • coentro

COMO FAZER

Inicialmente, vamos cortar todos os ingredientes e deixá-los prontos para serem usados. O lomo saltado é fácil de fazer, mas pode ser desastroso sem uma boa organização.

Comece cortando a carne, e, tiras médias, de mais ou menos 3 cm de cumprimento. Tempere a carne com sal e reserve. Então, corte os tomates e as cebolas em meias luas. Não corte fino demais para que não percam a estrutura durante o preparo.

Em seguida, corte o alho em lâminas e o ají em tiras. Eu descarto a parte branca porque sou um pouco sensível a pimenta, mas se gostar da ardência, pode tirar apenas as sementes e aproveitar o restante.

Quando todos os ingredientes estiverem arrumados, é hora de começar a saltar (saltear, em bom português). A técnica é bem simples, basta ir passando os ingredientes pela panela quente, separadamente, com um pouquinho de óleo ou azeite. Depois, junta-se todos na hora de finalizar o prato.

O primeiro passo é saltear a carne. Para isso, coloque uma frigideira no fogo e acrescente uma colher de óleo. Quando estiver bem quente, coloque 1/3 das tiras de carne e balance levemente a frigideira para que selem por igual. Faça isso em etapas, até que toda a carne esteja selada. Nem pense em colocar tudo de uma vez na frigideira, pois isso pode esfriar a frigideira e gerar líquido demais. Concluída a parte de selar e saltear a carne, pode colocar as tiras em uma vasilha, acrescentar o shoyo, o vinagre e o ají.

Enquanto isso, na mesma frigideira em que a carne foi selada, acrescente mais uma colher de óleo e coloque as cebolas. No mesmo esquema anterior, vá girando a frigideira para movimentar os pedaços de cebola. Então, quando já estiverem começando a dourar, acrescente o allho e deixe apenas mais alguns segundos.

Retire as cebolas da frigideira e, em seguida, coloque mais uma colher de óleo e acrescente os tomates. Quando eles estiverem começando a soltar líquido, pode coloca na frigideira as cebolas e a carne.

Por fim, misture rapidamente, acrescente o coentro e, prontinho, seu lomo saltado está feito. Ele deve ser servido quente, assim que sai do fogo. Fica ótimo com arroz e batatas fritas (ou somente com batatas assadas, como servimos aqui).

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *