Nhoque de abóbora com molho de sálvia
Se você achou que o nhoque de batata era complicadinho e trabalhoso, é porque ainda não conhece o de abóbora. Não vou mentir para vocês, caros amigos. O trem é chatinho de fazer, mas eu posso garantir que o resultado compensa.
O nhoque de abóbora é delicado, adocicado e muito cremoso. Desde que experimentei esse nhoque durante nossa viagem por Niagara On The Lake, prepará-lo em casa se tornou uma ideia fixa.
Além de muito saboroso, ele fica com uma cor linda. Óbvio que nem tudo são flores, então, para compensar todas essas características sedutoras, temos uma massa difícil de trabalhar, bem pegajosa e irregular.
Mas não se enganem, apesar de parecer quase impossível, com jeitinho dá certo. É só não colocar força na hora de modelar e não acrescentar mais farinha do que o necessário. Farinha demais é um dos desastres mundiais do nhoque.
Prontos para o desafio?
Ingredientes:
- 250 g de abóbora madura
- 100 g de batata
- 1 xícara de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1/2 colher de chá de sal
- noz moscada à gosto
- 1 colher de sopa de manteiga
- algumas folhas de sálvia
- lascas de queijo parmesão
Como fazer:
MASSA
Primeiramente, descasque a abóbora e retire as sementes. Corte a abóbora em pedaços médios e reserve. Em seguida, descasque e corte as batatas em pedaços. Então, junte os dois em uma forma, regue com o azeite, cubra a forma com papel alumínio e leve para assar por uns 40 minutos (ou até que os legumes fiquem macios).
Passado esse tempo, retire do forno e coloque em uma vasilha para que esfriem um pouco. Então, em um processador ou com um garfo, faça um purê misturando a abóbora e a batata.
Deixe que essa mistura esfrie completamente em temperatura ambiente. Em seguidas, despeje sobre uma bancada e adicione a farinha, o sal e a noz moscada.
A massa fica bem mole e grudenta, então a melhor forma de misturar a farinha é usando uma espátula. Não espere uma massa lisinha ou coisa assim. Vai ficar parecendo que deu errado, mas não se preocupe que é assim mesmo.
Após agregar a farinha à massa, forme um montinho e dê uma leve achatada nele, para que a modelagem fique mais fácil. Coloque uma panela grande com água no fogo. Assim, enquanto você modela os nhoques, a água chega ao ponto de fervura.
MODELAGEM E COZIMENTO
Para modelar os nhoques, muita paciência (e o dobro disso de fé). Coloque uma quantia generosa de farinha sobre a bancada e, com a espátula, corte uma tira de massa de mais ou menos dois dedos de espessura. Vá girando essa porção de massa com a espátula para levá-la até a farinha. Então, com delicadeza, envolva a massa na farinha, como se estivesse fazendo uma milanesa.
Feito isso, faça movimentos com a espátula, virando a massa, até que ela fique mais longa e afilada, sem apertar muito. Então, com as mãos e movimentos de vai e vem, termine de esticar. Depois, com uma faca ou com a própria espátula, corte a massa em pedacinhos de mais ou menos 3 cm de comprimento.
Eu costumo ir cortando e já levando ao fogo, pois assim a chance da massa grudar na bancada é menor. Se for fazer assim, quando a primeira leva de nhoques estiver cortada, já os coloque na água fervente.
Enquanto cozinham, prepare uma assadeira untada com um pouquinho de azeite para recebê-los. Eu usei a mesma que havia utilizado para assar os legumes.
Os nhoques estão prontos quando sobem à superfície. Isso não demora muito, então tem que ficar de olho. Assim que eles subirem, retire-os com uma escumadeira e coloque na assadeira. Vá fazendo esse processo com toda a massa, até terminar. Quando todos estiverem prontos, desligue o fogo e guarde 1/3 de xícara da água do cozimento.
MOLHO E FINALIZAÇÃO
O molho para este nhoque é super fácil de fazer e fica pronto em menos de 5 minutos. Em uma frigideira, coloque a manteiga e leve ao fogo. Quando começar a derreter, acrescente algumas folhas de sálvia fresca e deixe que murchem um pouco.
Em seguida, acrescente 1/3 de xícara da água do cozimento dos nhoques. Para dar cremosidade ao molho, faça movimentos circulares com a frigideira. Assim que o molho reduzir um pouco, coloque sobre os nhoques (ou coloque os nhoques na frigideira).
Dê uma misturada com cuidado e coloque nos pratos. Por cima, salpique algumas lascas de parmesão ou algum outro queijo curado.
Siamo Pronti. Buon Appetito!