Rocambole de frutas vermelhas
E hoje vamos de rocambole de frutas vermelhas. Para mim, uma das melhores formas de aproveitar a geleia de frutas que apareceu por aqui tempos atrás.
O rocambole é fácil de fazer, com uma massa leve e bem esponjosa, parecida com um pão de ló. Ela precisa ser assim para que não quebre na hora da montagem. Além disso, por conta da textura, absorve bem o recheio e fica úmida na medida.
Vamos lá?

Ingredientes:
- 90 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 120 g de açúcar refinado
- 6 ovos (claras e gemas separadas)
- 1 pitada de cremor de tártaro (opcional)
- 50 g de óleo de girassol
- 3 colheres de sopa de leite ou suco de limão
- 300 g de geléia de frutas vermelhas para rechear
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
Como fazer:
Massa
Inicialmente, ligue o forno em uma temperatura de 180 graus e prepare uma assadeira retangular de mais ou menos 40 x 30 cm. Para tornar o preparo mais fácil, ao invés de untar a assadeira, forre-a com papel antiaderente.
Então, comece a trabalhar os ingredientes. Para isso, separe as claras das gemas.
Coloque as gemas na tigela da batedeira, junto com 20 gramas do açúcar refinado. Bata em velocidade média, com o batedor de arame, até que se forme uma espuma clara e esbranquiçada.


Se você tiver duas tigelas para usar na batedeira, deixe as gemas batidas em uma enquanto prepara o restante da receita na outra. Do contrário, caso tenha apenas uma, coloque as gemas batidas em uma outra vasilha, lave muito bem a tigela e coloque as claras.
Então, bata as claras em velocidade média por cerca de três minutos, até que comece a formar espuma. Junte o cremor de tártaro, aumente a velocidade da batedeira e vá adicionando o restante do açúcar refinado aos poucos, batendo por mais uns seis minutos, até formar picos firmes.


Em seguida, desligue a batedeira. Os próximos passos da nossa receita serão feitos com uma espátula, de modo bem delicado.

Primeiramente, coloque 1/4 das claras na tigela das gemas. Misture bem, para que o creme fique mais leve. Então, acrescente mais uma porção das claras, desta vez misturando com mais delicadeza. Por fim, coloque o restante das claras, fazendo movimentos bem suaves para que o ar não se perca.




Quando esse creme estiver bem misturado, vá acrescentando a farinha de trigo e o sal. Quando estiverem incorporados, acrescente o leite e o óleo.
Eu prefiro usar uma espátula para ir misturando aos poucos, fazendo movimentos do fundo da tigela para a superfície, até que o óleo não possa mais ser visto nas bordas da vasilha. Isso indica que ele foi bem incorporado à massa.



Então, despeje a massa na forma, ajeite com uma espátula e leve para assar por uns 10 minutos. Em seguida, retire do forno e deixe amornar.



Montagem
Quando a massa estiver morna, retire da assadeira com papel e tudo (ele nos ajudará a trabalhar o rocambole). Estenda um pano de prato limpo sobre a bancada e, sobre ele, coloque a massa, passe levemente uma faca nas laterais do papel e se certifique que a massa não está grudada, retirando o papael com cuidado.


Então, sobre a massa, espalhe a geleia de frutas. Em seguida, com a ajuda do pano de prato, vá enrolando o rocambole, apertando levemente para que fique no formato desejado.



Quando terminar de enrolar, coloque sobre uma tábua ou prato e corte as laterais, para que fique mais retinho. Em seguida, ajeite em uma travessa e leve à geladeira.


Na hora de servir, salpique um pouco de açúcar de confeito e, em seguida, corte em fatias. Prontinho!

Sou apaixonada nesse Rocambole…