Torta de chocolate com morangos

Não estamos diante do melhor ano das nossas vidas. Fatalmente, em distintos graus, todos fomos e estamos sendo afetados pela pandemia que parece ter saído de um desses filmes que tratam de um futuro distópico. Eu poderia falar muitas coisas sobre as agruras deste momento, mas, ao invés disso, fazendo uma escolha sentimental e racional, vou tratar do Natal.

Ah, o Natal…

Nunca houve para mim data mais especial que o Natal. Estamos no início de dezembro e mesmo que as famílias não se juntem como nos anos anteriores, não vamos deixar de festejar a fé e a gratidão que transformam essa data em um momento tão especial.

E para tornar ainda mais doce nosso Natal, que tal uma sobremesa dessas que arrebatam os corações? Melhor que isso, não apenas uma, mas uma seleção de sobremesas para encher os olhos. Até o natal, a cada semana uma sobremesa diferente.

Para os chocólatras de plantão, essa torta de chocolate, coberta por morangos, vai ser a estrela da noite. Além de ser uma sobremesa que marca presença, é fácil de fazer e resiste bem às temperaturas menos amenas. Vamos lá?

INGREDIENTES

Massa:

  • 1 xícara e 1/3 de farinha de trigo
  • 100g de manteiga sem sal
  • 1/3 de xícara de açúcar refinado
  • 2 gemas
  • essência de baunilha

Recheio de chocolate:

  • 200g de chocolate meio amargo
  • 75g de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 1/2 caixinha de creme de leite sem soro
  • e morangos para cobertura

COMO FAZER:

Comece fazendo a massa, que é uma adaptação da massa succré e usa o método sablage. Parece difícil, mas não é. Na verdade, toda a firula com os nomes é só para agregar mais valor à receita. Na prática, é a boa e velha massa amanteigada para tortas doces.

Para fazer, corte a manteiga gelada em cubinhos e coloque em uma tigela grande, acrescentando a farinha aos poucos até virar uma farofinha. Depois acrescente o açúcar, misture bem rapidinho e incorpore as gemas, já com a baunilha (em fava ou extrato, não essência).

Mexa com as mãos até conseguir formar uma bola de formato irregular, sem sovar, pois a sova pode desenvolver o glúten e a massa, ao invés de crocante, vai ficar elástica.

Feito isso, forre uma forma redonda de fundo removível com a massa, inclusive nas laterais e deixe na geladeira por uma meia hora. Quando a massa estiver na geladeira há uns 20 minutos, acenda o forno e coloque a massa assar por uns 15/20 minutos, até começar a dourar. É bom fazer uns furinhos nela com um garfo pra que o ar não infle a massa.

Enquanto a massa assa, é hora de fazer o recheio.

Primeiro, derreta o chocolate com a manteiga, em banho maria ou no micro-ondas. Depois, acrescente os outros ingredientes, mexendo bem até que fique um creme liso e brilhante.

Despeje o recheio na massa já assada e volte com ela para o forno, por mais uns dez minutos. Passado esse tempo, retire do forno e deixe esfriar. Ela vai parecer um pouco mole, mas é assim mesmo. Se assar demais perde a consistência cremosa.

Retire do forno e deixe esfriar completamente. Desenforme e decore com os morangos. Se quiser dar um toque mais especial, salpique açúcar de confeiteiro na hora de servir ou incremente o recheio. Da última vez, fiz ela com duas camadas de recheio: chocolate e creme belga. O contraste do chocolate amargo com o creme fica espetacular.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *