Panetone de frutas secas
O Natal está chegando. Entram em cena todos os doces, enfeites, luzinhas e, claro, os filmes de Natal, sempre previsíveis e encantadores. Neste clima tão clichê, é claro que não podemos esquecer do panetone, o pão doce que reina quase absoluto nos finais de ano.
Eu amo o Natal, seja pela razão da comemoração e importância da data para o cristianismo, seja pelo carinho e amor que embala a família nesta época. Sem dúvida é minha época preferida do ano e, por isso mesmo, entro totalmente no clima.
No ano passado, publicamos aqui no blog os clássicos biscoitos de gengibre. Antes deles, mostramos nossa receita de pavê e agora, depois de muito pensar, vamos de panetone.
Eu sei que é muito fácil comprar o panetone em qualquer supermercado e, é claro, não há mal nenhum nisso. Mas se você, assim como eu, quer dar sua cara para o típico doce natalino, nada melhor que preparar a iguaria em casa.
A receita que escolhi partiu de uma da Rita Lobo, com alguns passos e ingredientes adaptados de uma receita do site Recetas d Esbieta. Não sei ao certo como encontrei o site, mas ele tem receitas excelentes, muitas com origem Ucraniana. Fica aqui a recomendação para quem quiser treinar o espanhol e viajar pelas receitas fantásticas (sim, a autora é Ucraniana, mas fala espanhol).
Fazer o panetone em casa não é uma coisa muita complicada. Eu diria que é até bem divertido. É uma receita simples, principalmente se tiver uma batedeira planetária, porque a parte mais chatinha é sovar a massa, que é meio grudenta. É lógico que dá pra fazer isso na mão, mas aí já é preciso estar muito no clima de paz e amor, porque demora uns bons minutos.
A recompensa pelo trabalho? Um panetone saboroso e perfumado, sem o exagero de todas as essências industrializadas. Aqui, o sabor vem dos ingredientes escolhidos e do amor agregado.
Vamos lá?
Ingredientes:
Para a esponja:
- 10 gramas de fermento biológico seco
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
Para a massa:
- 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de açúcar demerara
- 4 gemas
- 1/3 de xícara (chá) de leite
- 75 g de manteiga em ponto de pomada
- 1/2 colher de chá de sal
- raspas de 1 limão-siciliano
- raspas de 1 laranja
- 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de rum
- 1 colher de sopa de mel
- 1/3 xícara de chá de frutas cristalizadas
- 1/4 xícara de chá de damascos secos
- 2/3 de xícara de chá de uvas-passas
- 2 colheres de licor de avelã (ou outro similar)
Como fazer:
Primeiramente, coloque as uvas passas em uma outra vasilha e acrescente o licor. Deixe-as de molho na bebida enquanto fazemos a massa do panetone.
Em seguida, vamos começar fazendo a esponja, que é um pré fermento. Para tanto, misture o fermento seco, a água e a farinha de trigo em uma tigelinha. Cubra com um pano ou com plástico e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos até que ela cresça e fique cheia de bolhas.
Passado esse tempo, na tigela da batedeira, coloque a esponja, as gemas e o leite. Misture rapidamente. Em seguida, adicione 2 xícaras de farinha de trigo, o açúcar e o sal. Bata um pouco, apenas para agregar todos os ingredientes.
Feito isso, acrescente as raspas dos cítricos, a baunilha, o rum, o mel e o licor em que as uvas estavam. Bata por uns segundos, para misturar bem e vá adicionando a manteiga, em três etapas, sempre batendo entre uma adição e outra, a fim de que toda a manteiga seja incorporada.
Em seguida, comece a etapa da sova. Na batedeira, em velocidade baixa, bata por uns 5 minutos. Depois, aumente a velocidade um pouco e bata por mais uns 10 minutos, até que a massa fique lisa e elástica.
Então, acrescente as frutas e misture por uns dois minutos, em velocidade baixa, só para que fiquem bem incorporadas à massa.
Deixe a massa fermentar, em temperatura ambiente, por mais ou menos duas horas. Depois, divida a massa e faça bolinhas, colocando cada uma delas em um molde de papel. Essa massa rende dois panetones grandes, mas eu gosto de fazê-los pequenos. O segredo é fazer bolinhas que preencham metade do molde.
Feito isso, acomode os moldes em uma assadeira e deixe em temperatura ambiente por uma hora ou até que a massa dobre de volume.
Então, com uma faca afiada ou navalha, faça cortes nas superfície de cada um dos panetones e coloque um pedacinho de manteiga no meio de cada um. Em seguida, leve os panetones ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Quando estiverem assados, com a superfície dourada, retire do forno e coloque para esfriar. Para que a massa não perca ar enquanto esfria, o ideal é que sejam colocados de “cabeça para baixo”. Uma forma de fazer isso é atravessando palitos pela base dos panetones e apoiando em algum lugar, como na foto.
Depois de algumas horas eles estarão frios e, enfim, prontinhos para servir ou para serem embalados. Os panetones dessa receita são os mais tradicionais, de frutas. Mas, no dia em que fiz, acabei me empolgando e fazendo de chocolate também. Para quem quiser testar as duas versões, basta substituir as frutas por gotas de chocolate ou raspas. Eu usei raspas de chocolate meio amargo e ficou sensacional.